top of page

Como manter o padrão visual das apresentações sem ser monótono

Manter um padrão visual ao longo da sua apresentação é importante para gerar o reconhecimento imediato da marca pela audiência. Seguir uma mesma linha, em todos os slides, facilita o entendimento das informações. Por isso, um design coeso é fundamental para manter a coerência e evitar ruídos na comunicação


Definir um padrão não significa repetir incansavelmente o mesmo modelo em todas as telas, muito menos copiar templates de diferentes apresentações. O visual de uma apresentação é composto por um mix de recursos e elementos visuais flexíveis que, juntos, estabelecem uma linguagem. Ela pode ser desenvolvida de forma dinâmica, desdobrando um conceito base de design à cada mensagem a ser passada na apresentação. 

Continue lendo para saber sobre como personalizar seus slides de maneira coerente, sem deixar de lado a criatividade.


7 dicas sobre como quebrar as expectativas do seu público, sem perder o padrão de identidade visual


1. Tenha um conceito 

Não precisa ser nada muito subjetivo. Na realidade, o conceito se relaciona diretamente com o objetivo da apresentação. Então, defina a mensagem principal a ser transmitida e crie o Design da Apresentação a partir dela. Esse conceito visual deverá guiar o processo de elaboração de todo o conteúdo.  


Não esqueça que a essência de um bom design são sua forma e sua função. Portanto, todos os elementos visuais precisam servir, e complementar, o que está sendo dito. Se a sua mensagem principal for inovação, por exemplo, você pode escolher cores incandescentes e formas que lembrem movimentos rápidos. Claro, se esses elementos tiverem afinidades com a identidade da marca. 


2. Incorpore formatos variados de mídias


Existem diversas maneiras de transmitir uma informação, nem tudo precisa ser texto. Você pode construir um storytelling usando dados e apresentá-lo em gráficos criativos e dinâmicos. Existe um estudo que mostra que quando apresentados visualmente, os dados são mais facilmente entendidos e apresentam maior poder de persuasão. 

Vídeos e fotos também podem te ajudar a sair do básico, possibilitando trabalhar diferentes sentidos ao longo da sua apresentação. 


3. Pense de maneira dinâmica 


Essa dica tem relação com o roteiro da sua apresentação. Escolha a tipo de estrutura narrativa que melhor se encaixa ao tema e objetivos da apresentação e crie seu padrão visual de acordo com ordem das informações.  


Os elementos visuais devem trabalhar a favor dessa estrutura, ajudando você a contar a história como deseja. Use a criatividade, sem perder a clareza e a simplicidade.


4. Use as fontes corretamente 


As fontes das letras são essenciais para criar a sensação de unicidade e harmonizar a apresentação. Por isso, o ideal é não misturar muitas fontes. Definir um padrão para título, subtítulos e textos.  


Você também pode escolher uma fonte única, e variar apenas seus tamanhos e as cores para destacar os trechos mais importantes. O tipo de letra também interfere no estilo da apresentação, atribuindo à ela um visual mais moderno, ou clássico, por exemplo.  

Os três principais estilos de tipografias são: 

  1. Com serifa: letras que possuem pequenos traços prolongados no final das hastes de cada caractere.  

  2. Sem serifa: sem as hastes prolongadas, esse tipo de letra oferece um estilo mais moderno. 

  3. Manuscrita: imitam a escrita livre em papel. 

Compare as letras e veja qual delas combina mais com o conceito. Na hora de escolher a fonte certa para o padrão visual da sua apresentação, faça testes de legibilidade. 


5. Trabalhe as cores com sabedoria  

“A cor é um elemento criativo, não um enfeite” – Piet Zwart

Assim como as letras, as cores também são elementos de peso na hora de definir o padrão da apresentação. Além disso, as elas ajudam a provocar diferentes sensações e são essenciais para complementar as mensagens.  


Ao definir a paleta de cores, pense na combinação entre elas. E use o contraste entre cada cor para destacar informações e uniformizar os slides.  



6. Altere os modelos de slides 


Título, texto e imagem: esse é o padrão mais comum de modelos. E não há nada de errado com ele, pois funciona muito bem. Entretanto, para causar impacto, é necessário alternar a distribuição espacial desses elementos. Quem disse que todos os slides precisam de títulos? Ou que ele ser o primeiro elemento de uma página? 



7. Fuja de modelos prontos

Talvez essa seja a dica mais útil de todas. É comum que os modelos prontos do PowerPoint tragam sempre um número específico de padrões de slides. Mas a verdade é que as possibilidades são infinitas e criar slides únicos é o ponto principal para que sua apresentação se destaque positivamente.


Pense que as sugestões de design que aparecem para você estão disponíveis também para outras milhões de pessoas. Inclusive para aquelas que têm objetivos parecidos com os seus.  


 

Quebre expectativas com apresentações profissionais personalizadas 


Slides personalizados e criativos são o que diferencia uma apresentação comum de uma apresentação profissional. Use as técnicas para sair da mesmice e desenvolva apresentações únicas.


Fale com a gente e saiba como a Slid ajuda você a criar o melhor padrão visual para a sua apresentação de impacto.

bottom of page