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3 exemplos de storytelling memoráveis e o que podemos aprender com eles

Trouxemos hoje exemplos de storytelling memoráveis, para você se inspirar com os melhores. Afinal, toda apresentação de impacto começa com um bom roteiro e as técnicas de narrativas são grandes aliadas dessa construção. 


O que faz uma história ser bem contada é a sua capacidade de envolver as pessoas que estão acompanhando. Ela deve fazer sentido, despertar reconhecimento e empatia. Para isso, são usados 4 elementos básicos: personagens, ambiente, conflito e solução.


Confira a seguir exemplos de sucesso da boa aplicação dessa técnica, em diferentes contextos, e entenda por que ela funciona tão bem.



3 Exemplos de storytelling para inspirar seu roteiro de apresentação 

1. Discurso do Barack Obama – “Fé no futuro da América”


Em seu discurso de posse, em 2013, Barack Obama inspirou seu público a agir pela garantia de um futuro próspero e justo. Para isso, ele se colocou como parte do povo, apresentando-se como apenas mais um americano lutando por aquilo que a nação precisa. Em relação à estrutura da narrativa, o redator dos discursos de Barack Obama, Trevor Ambrose, diz que o segredo é manter-se simples.  


O discurso durou apenas 20 minutos e foi divido em três atos: 

  1. 1.º ato – “Together”: inicia com Obama afirmando que todos os americanos conhecem e valorizam a história dos Estados Unidos da América. Com isso, ele já imprime sentimentos de pertencimento e de união – reforçado com a ideia de que o país foi construído por todos, juntos. Os personagens principais são o povo.

  2. 2.º ato – “We, the people”: uma nova personagem aparece, uma menina pobre que deseja ser bem-sucedida – personagem com a qual os apoiadores de Obama se relacionam. Essa menina, e seus conflitos, representam a todos. O presidente reafirma então sua posição de integrante do povo, sempre usando a terceira pessoa do plural: nós.

  3. 3.º ato – “Our journey is not complete until”: ao final, fica a sensação de que há mais para ser conquistado, pois a jornada não estará completa até que todos tenham as mesmas oportunidades. Os desafios são admitidos e o povo é inspirado a lutar por uma nação justa e livre.


2. Greg News


No programa Greg News, exibido pela HBO Brasil, o humorista Gregório Duvivier apresenta de um jeito irreverente sua opinião e interpretação sobre notícias e fatos em alta. 


O formato dos episódios é o mesmo. Já a estrutura narrativa, é sempre surpreendente.  

Gregório começa cada episódio falando sobre um assunto, mas o público nunca sabe ao certo aonde ele chegará. 


É comum o apresentador falar sobre diferentes personagens, fatos e notícias, antes de chegar até o ponto fundamental da questão. 


A correlação entre histórias ajuda a prender a atenção na medida em que exige que as pessoas conectem diferentes informações sobre um assunto específico.  


A grande chave desse tipo de roteiro é a expectativa criada: o apresentador dá dicas de um caminho a ser seguido, que ele mesmo desvia.  


Por ser humorista, Gregório consegue ainda inserir trocadilhos e ironias, nos momentos certos, que despertam graça em assuntos sérios, tornando-os mais leves e fáceis de serem entendidos.



3. Breaking Bad


A famosa série Breaking Bad é reconhecida como umas melhores na categoria drama, por diferentes premiações.  


Já no primeiro episódio, da primeira temporada, o roteiro inicia de uma maneira muito curiosa: um homem no meio do deserto, somente de cuecas, com uma arma na mão.  

O público não sabe quem é o personagem, o que ele faz, como e porque parou ali. Mas descobre tudo ao longo do episódio: Walter White é um professor de química, que se torna fabricante e traficante de metanfetamina.  


O interessante é que o produtor, Vince Gilligan, segue a mesma fórmula durante as 5 temporadas. Mostra primeiro a parte adiantada da história, e revela aos poucos como os personagens chegaram até aquele ponto.  


Todos os elementos ajudam na construção do storytelling: personagens, ambiente, conflito e solução. Destaque também para o uso da psicologia das cores,  trabalhada através das roupas dos personagens, que mudam conforme a personalidade deles é revelada ou se transforma.


 

O que aprendemos com os exemplos de storytelling 


Agora, você pode estar se perguntando: como usar essas dicas e inspirações no roteiro da sua apresentação? Storytelling não é sobre contar uma história, mas sobre como se conta. Os exemplos acima nos ensinam algumas coisas importantes sobre isso, como:

  1. Simplicidade: mesmo em assuntos complexos, use uma linguagem clara e direta.  Assim o público não tem dúvidas sobre o que está sendo dito.

  2. Entenda seu objetivo: a história precisa fazer sentido e levar uma mensagem de identificação para o público. Pense seu roteiro de apresentação sabendo exatamente qual é informação mais importante a ser dita – e insira elementos ao redor dela.

  3. Se veja no público: um ponto comum entre os roteiros acima é que todos criam a imagem de pessoas com a qual o público se enxerga ou se sente próximo. Seja alguém em busca de um país melhor, um cidadão revoltado com fatos ou um professor em dificuldade financeira. A empatia é a chave do envolvimento.

  4. Não faça sozinho: todos esses exemplos de storytelling compartilham também essa premissa: eles são construídos por uma equipe.  

Entre em contato e saiba como podemos ajudar você a desenvolver uma apresentação de impacto usando storytelling, com um roteiro incrível.


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