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3 Dicas para não errar na apresentação Pitch Deck

Pitch Deck é o nome dado ao formato de apresentação breve de empresas a seus potenciais investidores, ou clientes. Mostra uma visão geral de seu plano de negócios, portfólio de produtos, serviços ou projetos.


O Pitch tem como principal característica a objetividade. E, como maior desafio, gerar interesse e reter a atenção em poucos minutos. Por isso, precisa ser envolvente desde o primeiro movimento.


Dessa forma, pensar na estrutura da apresentação é ainda mais essencial para ajudar a levantar valores para que sua empresa ou projeto saiam do papel.



Por que fazer uma apresentação Pitch Deck


Este tipo de apresentação é o primeiro passo de uma jornada de arrecadação de fundos. Isso faz com que seu foco não seja no investimento em si, mas sim nas pessoas possivelmente interessadas pelo negócio.


Desse modo, é importante montar uma apresentação personalizada para o público, que o faça ficar intrigado para saber mais sobre o que você está falando.


Ou seja, a ideia é ser direto e objetivo, mas encantador o suficiente para que uma nova reunião — mais detalhada e direcionada – seja agendada.


Como geralmente o Pitch Deck é o primeiro contato com os investidores, é necessário entregar para eles uma visão geral sobre o negócio, mas com profundidade suficiente para que eles se interessem.


Complicado? Nem tanto. Separamos aqui 3 etapas essenciais para você acertar!



Etapa 1: Crie um roteiro para a sua apresentação Pitch Deck


Assim como em todas as apresentações, construir um roteiro de impacto é fundamental. Para um Pitch Deck, isso se torna um grande desafio, já que há muito para ser dito em pouco tempo.


Existem itens fundamentais que não podem ficar de fora. Ainda assim, você tem liberdade para organizar a fala do modo mais coerente.

Confira o que não pode faltar no roteiro de uma apresentação Pitch Deck:

  1. A empresa: defina a empresa em uma sentença. Use uma frase para transmitir a visão geral do negócio, informando sua essência e o valor gerado ao cliente. Tente ser claro e simples, sem rodeios e de modo impactante.

  2. Problema: demonstre de forma efetiva qual o problema seu negócio pretende solucionar. Podem ser dados de conhecimento geral, mas traga aqueles que embasam o que está sendo dito.

  3. Solução ou Proposta de valor: agora que as pessoas conhecem a dor do público, é hora de mostrar como ela pode ser solucionada. Use esse espaço para valorizar os serviços ou produtos oferecidos.

  4. Panorama do mercado: demonstre aos investidores que você conhece o mercado no qual se insere. E lembre-se de apresentar a expectativa sobre a receptividade do projeto.

  5. Modelo de negócio: após demonstrar o contexto e o cenário, é necessário dizer como a empresa está estruturada para atender as necessidades apresentadas até aqui.

  6. Público: separe um momento para mostrar aos investidores quem são seus clientes. É relevante mostrar o perfil de pelo menos uma pessoa, para demonstrar que o negócio é real e pode de fato existir no mercado.

  7. Concorrência: não esconda a competição. Para os investidores, é considerável saber que você está atento aos principais concorrentes e também como a sua empresa se diferencia das soluções que já existem.

  8. Equipe: agora é hora de valorizar as pessoas que realizam a empresa. Mostre quem são os profissionais envolvidos e porque eles são as pessoas certas para alcançar os resultados esperados.

Etapa 2: Monte uma apresentação visual


Após fazer um bom roteiro, é hora de montar um material gráfico eficiente. Neste sentido, o design de apresentação precisa ser coerente com a ideia da comunicação, bem como com a identidade do seu negócio. Ou seja, tudo precisa fazer sentido, individualmente e também em conjunto.


Então, não basta colocar muitos recursos chamativos, dados soltos, ou recursos visuais diferentes, se eles não possuem um significado e nem acrescentam nenhuma informação importante. Lembre-se que seu tempo é curto, sendo necessário destacar aquilo que importa de fato.


Assim, use slides mais limpos sempre que possível. Mesmo que isso aumente um pouco a quantidade de slides. Afinal, não é isso que determina o tempo de apresentação e sim o quão precisa é sua fala.


O material apresentado deve servir de apoio ao discurso do apresentador, ao mesmo tempo em que serve como um guia visual e informativo para a audiência.


Etapa 3: Ajuste sua apresentação Pitch Deck


Por fim, ensaie e faça ajustes, caso necessário. Segurança é fundamental para gerar interesse. Além disso, um roteiro e um material bem estruturados servem como âncoras em casos de imprevistos.


Outro ponto indispensável é ajustar sua linguagem de fala à apresentação. Ela deve ser simples e direta, mas deve estar de acordo com o perfil do grupo de investidores com o qual você dialoga.


Ainda, sempre que realizar uma nova apresentação Pitch Deck para pessoas diferentes, revise o material e adapte-o.


Podemos te ajudar neste processo, entre em contato e entenda como. Acompanhe nosso PPTalks e saiba mais sobre como construir apresentações profissionais de impacto.

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