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Usando os sentidos na sua apresentação corporativa

Para se tornar inesquecível, uma apresentação corporativa deve proporcionar experiências impactantes, que superam as expectativas do público. Por isso, trabalhar ações que despertam e envolvem os diferentes sentidos humanos é sempre uma boa estratégia para trazer aquele fator surpresa. Em um ambiente de apresentação presencial, o público sempre usa pelo menos dois dos nossos cinco sentidos: visão e audição.


Garantir a boa qualidade desses pontos é o primeiro passo para o sucesso. Agregar mais um deles, como o olfato, ou o paladar, é uma ousadia que soma muito.


A percepção cinestésica, de movimento e posição do corpo, também pode e deve ser aproveitada para criar experiências ainda mais marcantes. Então, ao planejar a sua próxima apresentação, considere todos os fatores que podem impactar o seu público de forma positiva.


Continue lendo para saber mais sobre como os sentidos podem ajudar você a realizar uma apresentação de impacto.



Como os sentidos reagem durante uma apresentação corporativa


Trabalhar os sentidos com a finalidade de alcançar um objetivo específico é uma estratégia muito utilizada no comércio, através do marketing sensorial.


São usados aromas, músicas, cores, design e cenografias que interagem com o inconsciente dos clientes. Assim, eles se sentem mais confortáveis e passam mais tempo comprando.


Também é possível usar recursos como esses durante uma apresentação. Ao proporcionar mais conforto para as pessoas, você conseguirá reter a atenção delas por mais tempo.

De acordo com a neurociência, durante as apresentações multissensoriais o cérebro constrói dois modelos mentais de informação: verbal e não verbal.


Por isso, tanto a ambientação do evento, quanto a apresentação em si, devem considerar os principais grupos sensoriais.

  1. Audição: é fundamental para a compreensão da mensagem. Um ambiente barulhento, ou um apresentador com tom de voz muito baixo, interferem negativamente na experiência da audiência.

  2. Visão: contribui para a conexões mais rápidas entre informações. Recursos visuais como fotos, cores e imagem pessoal do apresentador, são responsáveis pela memória fotográfica das pessoas.

  3. Cinestesia: a percepção de movimento e da organização de elementos no ambiente também conta. Assentos confortáveis, vãos livres e boa circulação de ar contribuem para a sensação de conforto.

Estimular esses sentidos é uma forma complementar a mensagem que você quer passar. E, da mesma forma, ajuda a reter a atenção da audiência com momentos memoráveis.


5 maneiras de trabalhar os sentidos durante uma apresentação corporativa


São ações que deixam a plateia mais tranquila, menos ansiosa e mais interessada no que está sendo dito. Confira algumas delas:

Através da ambientação


A ambientação diz respeito a tudo que envolve o local onde será realizada a atividade. Desde a temperatura da sala, até a disposição das cadeiras. Certifique-se com antecedência de que o espaço é apropriado.


Confira se não há nenhuma barreira visual entre você e a plateia. Afinal, de nada adianta se empenhar para desenvolver um excelente design de apresentação se ele não será visto.


Estimulando a visão


A visão é estimulada por tudo o que os olhos conseguem ver. Então, coloque-se no lugar do público e antecipe como você será visto.


Observe a disposição do palco, se ele está muito longe das pessoas ou próximo demais. Isso é essencial para saber o quanto é necessário exagerar (ou não) nos gestos.

Preocupe-se também com a sua apresentação pessoal. Ela precisa complementar e ser coerente com a imagem da empresa.


Não esqueça de usar cores que se complementam. Quando mal trabalhadas, elas podem gerar incômodo visual.


Trabalhando com a audição


A audição é um dos principais estímulos em uma apresentação. Afinal, é através dela que sua voz é percebida e compreendida.


Cuide da sua voz antes do dia se apresentar. Cheque também os equipamentos, como microfones e alto-falantes. E não esqueça de solicitar que celulares sejam colocados no silencioso, evitando ruídos na comunicação.


Além disso, trabalhe seu tom de voz em diferentes momentos do seu discurso. Ao elaborar o roteiro de apresentação, pense nos momentos de ênfase, e aumente a voz sempre que necessário.


Uma dica é ensaiar e gravar sua apresentação para perceber melhor onde adicionar mais animação na voz, acelerar ou espaçar mais a fala, tornando-a mais dinâmica.



Provocando uma cinestesia agradável


Ninguém gosta de se sentir preso, ou atacado. Então, é importante pensar na sua movimentação durante a sua fala. Não realize movimentos bruscos. A não ser que eles façam parte da mensagem a ser passada.


Movimente-se pela sala ou palco para criar uma dinâmica mais interessante, fixando o olhar do público em você. Use gestos coerentes, que ajudem a guiar o olhar da audiência para onde for necessário.



Trabalhe na apresentação


“Fotografias, ilustrações, tipografia elegante, gráficos, infográficos, animações, vídeo – tudo pode aumentar tanto o poder explicativo de uma palestra quanto seu apelo estético.” Chris Anderson, em seu livro TED Talks

Pense nesses recursos para estimular o cérebro através da visão. Eles são muito úteis para tornar sua mensagem mais clara e persuasiva.


A apresentação visual é uma parte importante de todo o conjunto que envolve uma apresentação corporativa de impacto.


 

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