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Técnicas de apresentações para falar em público

Usar técnicas de apresentações ajuda muito na hora de construir um roteiro de impacto. Estratégias narrativas e de oratória são ótimas ferramentas para desenvolver habilidades para falar bem em público.


Usadas para ajudar a construir uma linha de raciocínio para o discurso, elas dão suporte para que o apresentador tenha mais confiança ao expor sua fala. Assim, é mais fácil engajar o público e conquistar propósitos.


Nesse artigo, apresentamos 4 técnicas que podem ser aprofundadas e combinadas para construir apresentações únicas e memoráveis.  



Conheça 4 técnicas de apresentações


Diferentes técnicas ajudam as pessoas a fortalecerem seus discursos e alcançarem seus objetivos de comunicação.


Seja para convencer, para explicar algo, demonstrar dados financeiros, ou até mesmo para superar o medo de falar em público: existem técnicas mais indicadas para cada tipo de apresentação.  



Narrativa


A técnica narrativa abrange diferentes estruturas de roteiro usadas para contar uma história e prender a atenção do público, instigando emoções e sentimentos diversos.

Pode ser usada para vários tipos de apresentações: palestras, aulas, institucionais e comerciais, por exemplo.


O recurso do storytelling é o que melhor exemplifica a técnica narrativa. Ele pode ser usado para apresentar todos os tipos de informações, inclusive para demonstrar dados através de uma história.  



Expositiva


Técnica usada para explicar um tema, ponto de vista ou uma técnica específica.

Geralmente usada por professores e instrutores em treinamentos teóricos, é eficiente quando o expositor adapta a linguagem e os termos técnicos ao nível de conhecimento da audiência – quer ela seja especialista ou leiga no assunto abordado.  



Persuasiva


Persuadir significa fazer com que outra pessoa acredite em você ou aceite uma ideia específica.


Muito utilizada por vendedores, a habilidade persuasiva ajuda no convencimento da audiência sobre o tema apresentado.


Trabalha com comandos executivos para uma ação decisiva, como comprar um produto ou investir em um projeto, por exemplo.  



A técnica da regra dos três


Técnica popularizada pelas inesquecíveis apresentações de Steve Jobs.

Especialistas como a estrategista de discursos Monique Maley dizem que ao final de uma exposição, o público lembra apenas de três pontos do que foi dito.

Portanto, a ideia é definir quais são as três mensagens (ou duas, ou uma) principais da sua apresentação e focar nelas. Elas devem ser claras e servir como base para o roteiro. 



A ordem importa


Outra questão, destacada pela regra dos três, é em relação à ordem na qual as informações são ditas, pois ela interfere na memorização. Isso porque as pessoas costumam lembrar daquilo que foi dito no início e no final da apresentação – o meio é facilmente esquecido.

Assim, o ideal é pensar na organização da fala em três partes:

  1. Introdução: onde você diz para audiência o que será apresentado;

  2. Meio: onde o tema é desenvolvido;

  3. Final: uma retomada dos pontos principais.

Como o escritor e orador norte-americano Dale Carnegie explicou: “Fale a eles o que irá falar para eles, diga o que foi falar pare eles e depois fale o que você acabou de dizer a eles”.


A partir dessa configuração, é possível desenvolver diferentes estruturas de roteiros. Dominar essa dinâmica de apresentação é o primeiro passo para elaborar discursos mais dinâmicos e criativos.  



Técnicas de apresentações: saiba como se preparar 


Falar bem em público é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Separamos aqui algumas dicas para você criar um discurso envolvente.

  1. Menos é mais: nada prejudica mais uma apresentação do que ela ser longa demais. Então, tenha certeza de que você não está enrolando. Lembre-se da regra dos três e foque a apresentação nos pontos importantes.

  2. Apresentação visual: elabore um Design de Apresentação que reforce sua mensagem. Use elementos visuais e imagens para despertar emoções no público.

  3. Seja simples e claro: tanto na fala, quanto no visual, mantenha uma linguagem simples e objetiva. Adapte-a ao público para gerar conexão. Não esqueça que o vazio e o silêncio também comunicam.

  4. Use os slides da maneira correta: Chris Anderson já disse: não importa o que você faça, não leia do slide. Use-os como apoios para guiar a apresentação e mantenha o público interessado no que está sendo dito.

  5. Você é o foco: lembre-se de que você é quem comanda o show. Então, use recursos tecnológicos somente quando necessário, para não distrair a audiência.

  6. Ensaie: saiba sempre qual será o próximo slide e evite perder a coerência. Para isso, ensaie quantas vezes for necessário. A melhor maneira de superar imprevistos é estando seguro e confiante naquilo que você se propôs a fazer.

Confie no seu material


Para marcar a memória das pessoas é importante usar técnicas de apresentações que ajudem a expor sua ideia de maneira eficiente.


Ter em mãos um material gráfico que transmita a personalidade da empresa e reforce seu discurso faz parte de uma estratégia forte. Assim, será mais fácil manter a segurança durante a fala e transmitir confiança.


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