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Datastorytelling: aprenda a contar histórias com dados

É exatamente isso que o define o Storytelling baseado em dados: o roteiro da apresentação é construído para contextualizar e aquecer os números. Em outras palavras, faz toda diferença explicar o que, como e por que os resultados foram obtidos.


Usando técnicas narrativas e elementos visuais, você aumenta as chances de manter o público da apresentação interessado naquilo que está sendo dito. Afinal, conhecemos o mundo através de histórias, e, no ambiente corporativo, isso não é diferente. Aprenda a usar este recurso para criar apresentações de dados encantadoras.


A apresentação de dados é fundamental em diferentes setores empresariais. O grande desafio é transmitir tudo o que eles significam. Dar sentido aos números é algo mais fácil quando você domina algumas técnicas de Datastorytelling.



Os elementos do DataStorytelling


Para construir uma boa história com informações numéricas, primeiro vale analisar esses três componentes básicos:

  1. Dados: São os números que serão apresentados, a base do enredo. É preciso compreender bem cada um deles para conseguir traduzi-los.

  2. Narrativa: São os elementos verbais (escritos ou falados), normalmente usados para explicar como e por que os resultados se apresentam de tal forma.

  3. Visualização: É todo componente visual da apresentação, a combinação de espaços vazios com elementos visuais dinâmicos.


5 etapas para criar um Storytelling baseado em dados


Com certeza você vai editar algumas vezes até chegar à narrativa final. E isso já está previsto dentro das etapas consideradas como fundamentais para criar um Datastorytelling coerente e interessante.


1. Crie um enredo


De modo geral, toda história possui personagens, início, meio e fim. Entender de que forma os dados podem se transformar em uma narrativa interessante é o primeiro passo para começar a construir o conteúdo.

  1. Os personagens: Podem ser os colaboradores da empresa, responsáveis pelos resultados. Ou pode ser um indicador específico, se o objetivo da apresentação é mostrar como aquele número se transformou ao longo de um processo.

  2. O enredo: Aqui você pode pensar na mensagem que deseja passar. O destaque pode ser algo como a superação de desafios necessária para alcançar os resultados. Além disso, você pode escolher um tom de fala engraçado ou inspirador, por exemplo.


2. Conheça sua audiência


Quem vai ler a sua história? Conhecer o público é fundamental para definir a linha narrativa e o tom de fala mais adequados.


Isso significa adaptar a linguagem, a ordem de apresentação dos dados, as imagens e até mesmo os textos de apoio para o contexto das pessoas para quem a apresentação está sendo feita.



3. Defina a ferramenta ideal


É importante decidir onde criar essa história a ser contada, porque cada programa oferece recursos diferentes. Eles também participam do desenvolvimento da sua história.

Optando pelo Power Point, por exemplo, você pode incluir gráficos e relatórios integrados e animações de elementos chave para fazer a personalização total do seu conteúdo.



4. Organize as ideias


É hora de colocar as ideias no papel – ou na ferramenta que você escolheu. Explique, de modo simples, como os dados foram alcançados, o que eles significam e porque são importantes. Pense que cada resultado é fruto de ações reais, e são ela que dão sentido aos números.


Combine palavras com imagens, apresente os dados que compõem gráficos introduzindo cada um deles de uma vez. Use animações para criar movimentos que deixem essa exibição dinâmica.


5. Revise e edite

Com certeza, a primeira apresentação montada não será a final. O processo de revisão e edição do conteúdo é fundamental para um bom resultado.


Peça que outras pessoas da sua equipe avaliem o material, crie um arquivo editável. Isso ajuda a equipe ter autonomia para fazer melhorias e atualizações.



Porque usar o Datastorytelling na apresentação


A arte de criar histórias com números exige tempo e paciência, mas traz resultados incríveis:

  1. Melhora compreensão dos dados;

  2. Fortalece a credibilidade do material;

  3. Aumenta a absorção das informações;

  4. Gera mais interesse.

Não existe um roteiro fixo, uma fórmula certa. Por isso, pensar em cada uma das etapas é importante para que aquilo que está sendo contado faça sentido para o seu público.

Nós podemos criar uma apresentação baseada em DataStorytelling que sirva como base para outras apresentações. Entre em contato e vamos conversar!

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