O vazio que preenche a sua apresentação profissional

Atualizado: 5 de Mar de 2020

Sempre que estamos elaborando uma apresentação de impacto e percebemos que o slide está um pouco vazio, a mão chega a tremer para colocar mais texto. Mas será que é realmente necessário preencher todo o slide? Você já pensou como a quantidade de informações pode prejudicar o entendimento de quem assiste você falar?


Espaço vazio não é desperdício de slide.


SEU OLHAR TAMBÉM GOSTA DE CONFORTO

Os olhos são exigentes. Eles não demoram muito onde não se sentem bem. Para o seu olhar, um slide abarrotado de informações é como entrar em um quarto todo bagunçado e ter que encontrar algo por lá. Por isso, sempre deixe no slide apenas a informação principal de forma direta e concisa. O resto deixe por conta da sua fala.


Desconforto semelhante: à esquerda, um ambiente bagunçado e à direita, slide de uma apresentação do Bill Gates com excesso de informação.



QUANTIDADE DE SLIDE NÃO É MEDIDA DE TEMPO

Qual apresentação você acha que vai durar mais tempo: uma com 15 slides abarrotados de informações ou outra com o mesmo conteúdo, porém dividido em 45 slides? O tempo é o mesmo. Mas o interesse e o entendimento do público, não.


Mais slides não significa mais tempo. Só mostra que você se preocupou em deixar o design mais agradável e as informações mais acessíveis ao público. Afinal, esse é o objetivo de toda apresentação de impacto: convencer pessoas a tomar algum tipo de atitude, como realizar uma compra, engajar-se em um plano ou fechar um negócio.


MENOS ELEMENTOS, MAIS ATENÇÃO

O espaço vazio permite que o seu público entenda o ponto exato em que você deseja chegar com aquele slide. Quando as pessoas precisam se esforçar para entender o que está exposto, a atenção se perde facilmente.


Grandes apresentadores utilizam uma regra para montar cada slide: uma ideia e, no máximo, três elementos.


Imagine um malabarista jogando para o alto uma laranja. Fácil, né? Ele recebe mais uma laranja e as joga pra cima sem dificuldades. Com três laranjas, ele ainda mantém o equilíbrio sem deixar nenhuma cair. Agora, imagine com quatro, cinco ou seis laranjas. Muito mais difícil manter todas no ar. A mesma coisa acontece com a sua atenção: quanto mais informação, maior a dificuldade de manter a atenção em cada uma delas.


“Para designers, o espaço em branco é tão importante quanto o próprio conteúdo, pois elementos invisíveis da interface ajudam a comunicar o que é mais importante, o que está relacionado e o que precisa de atenção." Luke Wroblewski, em Developing the Invisible


Da próxima vez que precisar elaborar uma apresentação matadora lembre-se que espaços vazios dão harmonia e equilíbrio para os seus slides. A sua apresentação ganha força, fica mais elegante e causa muito mais impacto em quem a assiste.


122 visualizações0 comentário